Sala de Aula

Peixes
Características gerais dos peixes: O corpo dos peixes com esqueleto ósseo é geralmente achatado lateralmente e fusiforme (mais afilado nas extremidades e avolumado no meio), facilitando seu deslocamento na água.
A pele é recoberta por escamas que protege o corpo, e secreta um muco, que deixa o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento em um meio relativamente viscoso como água.
A respiração dos peixes ósseos ocorre por meio de brânquias, estruturas formadas por pequenos filamentos ricos em vasos sanguíneos. As brânquias são cobertas por uma peça óssea denominada opérculo. A água entra pela boca, é direcionada para as brânquias e depois sai pelo opérculo. A troca ocorre quando a água passa pelas brânquias e o gás oxigênio dissolvido na água passa aos vasos sanguíneos e é levado ao coração e o gás carbônico trazido pelos vasos sanguíneos é liberado na água pelos opérculos.
    • São animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura do seu corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente; nesse caso, a água.

  Reprodução:
    • A maioria é ovípara, ou seja, põe ovos. Geralmente nos peixes ósseos, a fecundação é externa e nos cartilaginosos é interna.
    • Na reprodução a fêmea libera os óvulos e o macho libera os espermatozóides, eles se encontram fecundam gerando a larva que mais tarde se tornara jovem e depois adulto.

Tipos de esqueleto: Os peixes tem dois tipos de esqueleto ósseo (osteíctes) e esqueleto cartilaginoso (condrictes) um exemplo de peixe de possui esqueleto ósseo é o bagre, e um peixe que possui esqueleto cartilaginoso é o tubarão.

Bagre:














Tubarão:     

Anfíbios

A palavra anfíbios em grego significa aquele que tem vida dupla. Ou seja os anfíbios tem duas fases na vida uma fase larval e outra adulta.
Características Gerais: Os anfíbios apresentam a pele úmida, intensamente vascularizada e pobre em queratina, uma proteína impermeabilizante. A carência de queratina reduz a capacidade de defesa contra a desidratação. Por isso estes animais geralmente não suportam climas extremos, vivendo geralmente restritos a ambientes úmidos e sombreados. São pecilotérmicos. As larvas respiram por meio de brânquias, na forma adulta a respiração ocorre por meio de pulmões rudimentares.
A respiração cutânea que ocorre através da pele compensa a baixa superfície pulmonar, garantindo um suprimento adequado de oxigênio para o animal. A fecundação geralmente é externa e o desenvolvimento é indireto. Os ovos não tem casca protetora e acham-se envolto por uma capsula gelatinosa. O coração dos anfíbios apresenta 3 câmaras: 2 átrios ou aurículas e um ventrículo. O sangue venenoso penetra pelo átrio direto e o sangue arterial pelo átrio esquerdo, no ventrículo ocorre a mistura destes sangues. As hemácias são nucleadas e ovais. Os anfíbios possuem cloaca. A principal excreta nitrogenada e ureia. O sangue arterial é rico em oxigênio.Os anfíbios são divididos em três grupos: Ápodes como as cecílias, Anuros que incluem os sapos, Urodelos que incluem as salamandras. A maioria dos anfíbios tem glândulas produtoras de secreções venenosas que funciona como uma forma de defesa quando o animal se sente ameaçado.


Salamandra:

Répteis

Características gerais: Os répteis tem o corpo coberto com pele seca não queratinizada geralmente com escamas ou escudos e poucas glândulas superficiais. Eles tem o esqueleto interno completamente ossificado, eles tem dois pares de membros, cada um tipicamente com cinco dedos terminando em garras corneadas e adaptadas para correr, rastejar ou trepar nas tartarugas marinhas as pernas são semelhantes a remos, reduzidas em alguns lagartos ausente em alguns e em todas as cobras. O coração deles é imperfeitamente dividido em 4 câmaras: duas aurículas e um ventrículo parcialmente dividido, o que lhes confere realmente três câmaras: um par de arcos aórticos, glóbulos vermelhos nucleados, biconvexos e ovais. As tartarugas podem permanecer por algumas horas de baixo da água, prendendo a respiração e, para isso o organismo funciona lentamente, o coração bate devagar, num fenômeno chamado bradicardia. Os répteis tem 12 pares de nervos cranianos. Eles são pecilotérmicos ou seja a temperatura do corpo deles vária de acordo com o ambiente. A fecundação é interna.
Os répteis são divididos em 3 grupos: quelônia que incluem as tartarugas, cágados e jabutis crocodília que incluem os crocodilos, gaviais e jacarés e squamata que incluem lagartos, serpentes, tuataras e anfisbenas (cobras de duas cabeças).
O soro antiofídico é usado no tratamento contra picadas de cobras, ele contem anticorpos específicos que neutralizam o efeito tóxico do veneno. O soro antiofídico é feito de soro de cavalo, hiperimunizados com veneno de serpente, contendo por tanto alto teor de anticorpos.

Tartaruga:


Crocodilo:

Lagarto:  

Serpente Peçonhenta:














Serpente não peçonhenta:



Aves

As aves vivem praticamente todos os principais habitats da Terra. Existem espécies exclusivamente terrestre, que não voam, como a ema e a avestruz; outras são excelentes voadoras, como os beija-flores e os gaviões; e ainda existem aquelas que podem nadar e alimentar-se no meio aquático, como e os patos e os pinguins.
As aves são animais endotérmicos, ou seja, produzem calor internamente, por meio da energia obtida com a digestão dos alimentos. Assim a temperatura corporal é mantida constante, independentemente da variação da temperatura do ambiente. Apresentam penas, utilizadas tanto para voar como também para reduzir a perda de calor e ajudar na manutenção da temperatura corporal. Apele é impermeável diminui a perda de água e permite que as aves habitem regiões secas. Algumas especies de aves apresentam na pele glândulas uropigianas que secretam uma substância oleosa, ajudando no processo impermeabilização das penas. As aves têm bico e não tem dentes. No sistema digestório, as aves têm o papo, uma dilatação do esôfago, utilizada para armazenar os alimentos. As aves tem presença de moela, também chamada de estômago mecânico, estrutura que serve para triturar os alimentos e compensa em parte a ausência de dentes. A moela é uma estrutura bastante musculosa. Junto com os alimentos, as aves costumam ingerir pequenas pedrinhas, que contribuem na trituração dos alimentos. Presença de cloaca, a qual abre para o exterior e faz parte do sistema digestório, excretor e reprodutor. Apresentam siringe, um órgão que produz vocalizações (sons ou o canto das aves). As aves respiram por pulmões, que estão ligados a projeções chamados sacos aéreos, que favorece a renovação de ar. São animais ovíparos com fecundação interna. Os ovos postos apresentam uma casca que ajuda a proteger o embrião. Além disso os ovos são ricos em substâncias de reserva utilizada para o desenvolvimento e a nutrição do embrião. Muitas aves têm cuidado parental: machos e fêmeas podem revesar-se no cuidado dos filhotes. Esse cuidado pode ser notado desde o chocar dos ovos até na busca de alimentos para os filhotes recém-nascidos. São animais com visão e audição bem desenvolvidas.
A maioria das aves apresentam um olho de cada lado da cabeça, o que aumenta muito o campo de visão desses animais. O tipo de alimentação das aves depende do formato e do tamanho de bico. Em geral, os alimentos das aves são: sementes, frutas, peixes, insetos ou néctar. Algumas doenças são transmitidas aos seres humanos por aves como a histoplasmose, salmonelose e a ornitose (psitacose).