Os artrópodes
Eles possuem o chamado exoesqueleto que é um esqueleto externo que dá suporte e protege o animal, e geralmente têm 5 pares de pata, o corpo deles é dividido em: cabeça, tórax e abdome. E em alguns artrópodes, como aranha e carangueijos ocorre uma fusão com o tórax, originando o cefalotórax. Para crescer os artrópodes trocam de exoesqueleto. Eles são divididos em 5 grupos: insetos, crustáceos, aracnidio, quilópodes e diplodes. Alguns dos benefícios dos artrópodes é que eles são comestíveis, eles também são parte de cadeias alimentares de grande complexidade que podem ser desequilibradas se a sua população for removida, outros artrópodes são usados no controle de pestes, mas eles também podem ser responsáveis pela destruição de plantações. Outro prejuizo causado pelos artrópodes é que eles atuam causando iritações (como a formiga, cupim, etc). A digestão nos artóprodes é extracelular e o tudo digestório é completo.
Os equinodermo
Equinodermo significa "pele com espinhos", como pode ser observado no ouriço do mar e na estrela-do-mar. Entretanto os espinhos não estão presentes em certos equinodermos como o pepino-do-mar.
Todos os equinodermos apresentam um endoesqueleto (esqueleto interno) formado por placas calcáreas. Os espinhos que recobrem o corpo de muitos equinodermos são parte do endoesqueleto.
Os equinodermos têm apenas digestão extracelular, e o tubo digestório é completo - com boca ânus.
Uma de suas principais caracteristica é a presença de um sistema aquífero em seu interior. Esse sistema é formado por um conjunto de canais preenchido por um líquido basicamente composto de água do mar. Esses canais se comunicam com apêndices chamados pés ambulacrários, que são usados na locomoção do animal.