sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Vermes e Verminoses

Os vermes são divididos em dois grupos: platelminto e nematelminto. Que causam algumas doenças como: ancilostomose, ascaridíase, bicho geográfico entre outra doenças. A maioria dessas doenças são causadas pela falta de higiene pessoal, não lavar as mãos, etc.
Para se evitar as verminoses o melhor é manter a higiene pessoal entre outros cuidados. Os sintomas de alguns vermes são estes: rosto amarelo, mal estar, dor de cabeça, dores na altura do coração, entre outros sintomas (é claro que o sintoma varia de acordo com o tipo de verme).
Ciclo de vida da ascaris lumbricoide (lombriga): Os ovos da lombriga se abrem no intestino delgado e liberam larvas, que logo penetram nas paredes intestinais mergulham na corrente sanguínea e seguem nela até os pulmões; ali desembarcam e passam a percorrer as vias respiratórias até atingir a traquéia e a faringe por onde descem até chegar até chegar de novo no intestino delgado, onde em 60 dias se torman sexualmente ativas e se tornam sexualmente ativas e começam a se reproduzir novamente.

Fizemos uma entrevista com a bioqímica Mariane da Unidade Sanitária-Laboratório Municípal de Análises Clinicas de Caçador onde ela nos respondeu as seguintes perguntas:

Nome: Mariane R. Seidel
Posto de saúde do bairro: Unidade Sanitária-Laboratorio Municípal de Análises Clinicas
Função: Bioquímica
Desde quando trabalha nesta Unidade: Abril de 2004

1. O que são verminoses?
R: São afecções intestinais causadas pelos parasitas denominados vermes ou helmintos, que podem causar diversos sintomas com diarréia, constipação ou perda de peso dependendo do verme causador.

2. Quais são as mais comuns no Município de Caçador?
R: Ascaridíase, giardíage e amebíase.

3. Quais principais formas de adquirir?
R: Falta de higiene pessoal, não lavar as mãos, andar descalço, não lavar frutas e verduras antes da ingestão destes, enventualmente contato intimo com a pessoa contaminada no caso da verminose causada pelo o xúírus.

4. Há uma incidência maior em alguma localidade do município?
R: Nos bairros localizados na periferia do município onde não há saneamento básico adequado.

5. Como podem ser evitadas?
R: Mantendo hábitos de higiene pessoal além de cuidados com a preparação de alimentos.

6. Há alguma campanha sobre as verminoses em nosso município?
R: Ela diz não ter conhecimento sobre esta informação mais acredita que não.

7. Os postos de Saúde fornecem medicamentos para verminoses? Quais?
R: Os medicamentos são fornecidos pelas farmácias da secretaria municípal sob a supervisão de um farmacêutico. São eles: albendazol, mebendazol e metronidazol.

8. As pessoas procuram os Postos de Saúde para resolver esse problema de saúde?
R: Em geral procuram sendo que o número de verminoses diminuiu com relação a anos atrás.

Poríferos e Cnidários

Os poríferos constituem as esponja que são animais primitivos e muitos simples (isto é não tem orgãos). eles vivem fixos. Tem o corpo coberto por poros, por onde a água entra levando oxigênio e nutrientes. A reprodução pode ser asexuada (por brotamento) ou sexuada originando uma larva.



Os cnidários incluem águas vivas, anêmonas e corais. Assim como as esponjas todos os cnidários a maioria são aquáticos. Quase todos vivem em habitates marinhos mas também há especies de água doce. Os cnidários capituram o alimeto com o de tentáculos auxilios ao redor da boca. Os tentáculos também servem para desfesa. Existe uma substância urticante nos tentáculos.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A diferença entre animais vertrabrados e invertebrados

A diferença entre animais vertebrados e invertebrados é que os animais vertebrados possuem vertebras como: ser humano. E os animais invertebrados não possuem vertebras como a minhoca.

Os invertebrados representam 95% dos animais. Eles não apresentam crânio nem coluna vertebral.
Os pricipais filos de inertebrados são porifera, cnidária, platyhelmintes, nematoba, mollusca, annelida arthopoda e echinodermata.
E os animais vertebrados constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos, peixe, anfibios, répiteis, aves e mamiferos.